Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do Pilates no combate à depressão



Atualmente a depressão esta denominada como o mal do século, em termos médicos como um dos “Transtornos de Humor” que se caracteriza por um estado patológico de sofrimento psíquico com distúrbio afetivo e de humor, acompanhado de acentuado rebaixamento do estado de ânimo, redução da auto-estima, apresentando também diminuição da atividade mental, psicomotora e orgânica, sendo uma das doenças de maior impacto social.

Nesta população estudos vem mostrando que os exercícios mais indicado atualmente são exercícios de intensidade leve e moderada, os exercícios de alta intensidade estão associados com sensações negativas, bem com a produção de excesso de ácido lático possibilitara ocorrências de irritabilidade, apatia e desconforto nesta população. Sendo assim os exercícios de intensidade leve a moderada tem que ser de forma agradável, não competitivo e com uma frequência regular na semana, sendo um treino progressivo e controlado .

E o Pilates vem assumindo este papel e se encaixando nestas características, pois é um método de sistema de exercício preciso e inteligente onde trabalha qualidade e não quantidade com seus princípios de concentração, controle, centro (PowerHouse), movimentos fluidos , precisão (coordenação) e respiração. Sendo assim beneficiando – os em percepção corporal, correção postural e dos desequilíbrios musculares, condicionamento controlado e fortalecimento muscular em geral e não ficando na monotonia de ser sempre os mesmos exercícios, pois evoluem trazendo novos desafios e desenvolvimento contínuo.

O benefício principal desta discussão é no âmbito fisiológico/psicológico porque durante a realização do exercício ocorre liberação da endorfina, serotonina e da dopamina pelo organismo, propiciando um efeito tranquilizante prazeroso e analgésico no praticante e também na ativação de receptores específicos contribuindo para a integridade cerebrovascular aumentando o transporte de oxigênio para o cérebro.

O Pilates tem como uma de suas características também o trabalho em grupo, o que propicia aos participantes a possibilidade de interação social e bem-estar psicológico tornando a pratica deste método uma opção/alternativa de tratamento não farmacológico (dependendo do caso clinico do indivíduo), trazendo efeitos positivos sobre a vida social e sintetizando em uma melhora de qualidade de vida.

E aí, que dia podemos iniciar a aula?



Fonte: BLOG DO KAIZEN

Postagens mais visitadas deste blog

Seis exercícios de pilates em 20 minutos

Nos últimos anos, a técnica do pilates se popularizou no Brasil graças à eficiência promovida pelos exercícios que atuam em diversas áreas do corpo. Vão da flexibilização dos músculos até a postura da coluna. Criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século 20, a técnica se desenvolveu a partir do conceito da ioga e da observação dos movimentos dos animais. Joseph Pilates, que sofria de raquitismo e asma, criou uma série de exercícios para fortalecer seu próprio corpo. A técnica deu certo e foi exportada para todo o mundo. No Brasil, existem atualmente 8 mil estúdios dedicados à prática do pilates. Embora sejam melhor aproveitados com a instrução de um técnico especializado em uma academia, é possível realizar exercícios práticos de pilates em casa. Com apenas 20 minutos por dia, você vai desenvolver uma harmonia e integração entre corpo, mente e espírito, os princípios dessa prática que cresce cada vez mais em todo o mundo. Exercício da rã O alemão Jos...

"Mude, mas comece devagar. A direção é mais importante que a velocidade."

Sobre o Studio Pilates na Vila

O Studio atende a alunos de todas as idades e com diferentes interesses, incluindo idosos, gestantes, atletas e crianças, desenvolvendo força muscular, melhora da mobilidade articular, melhora da postura, melhora da performance em atletas, diminuição da tensão e stress. Além disso, o método é eficaz para indivíduos com dores, provenientes de má postura. O método Pilates trabalha o corpo de forma harmoniosa com exercícios que exigem alta concentração e poucas repetições   e   por respeitar as particularidades de cada um, não há contraindicações e sim modificações para a execução do movimento. O método procura desenvolver flexibilidade, força, resistência, respiração, consciência corporal,concentração e condicionamento físico. As aulas tem como foco qualidade e precisão dos movimentos, evitando sobrecarga. As aulas são personalizadas, com no máximo dois alunos por aula, ministradas por profissional da área de fisioterapia, com cursos de especialização no Método Pilates....